Notícias de saúde

Tratamento do hemangioma com laser

17 de abril de 2007 (Bibliomed). O hemangioma é um tumor vascular benigno, que usualmente se apresenta no recém-nascido. Existem diversos tipos de hemangiomas, classificados conforme sua origem, localização e apresentação clínica. Um dos mais comuns é conhecido como "mancha vinho do Porto", dada a coloração da pele afetada ser parecida à cor deste tipo de bebida.

Uma das formas de tratamento do hemangioma "mancha vinho do Porto" é a esclerose da lesão, através do emprego do laser. Tal medida é capaz de destruir as células tumorais alteradas, restituindo-se a integridade da pele sã. Porém, um dos inconvenientes deste tipo de tratamento é o escurecimento da pele onde se localizava o hemangioma, segundo revela um grupo de pesquisadores, que escreveu um estudo na revista BMJ, em Março de 2007.

Os autores afirmam que existem relatos de 51 casos de escurecimento visível da pele, de indivíduos submetidos ao tratamento de suas "manchas vinho do Porto", com o emprego do laser. O escurecimento da pele costuma surgir dentro dos primeiros dez anos após as cinco sessões de tratamento necessárias para debelar o tumor. Do total de indivíduos identificados com o escurecimento da pele, cerca de 60% revelaram satisfação com os resultados da terapia com laser, apesar da mudança de cor da pele.

Também foram identificados casos de recorrência da lesão, algum tempo após o emprego do tratamento a laser. Assim, os autores concluem, que antes de se indicar o tratamento com uso do laser, na cura do hemangioma "mancha vinho do Porto", os pacientes devem ser bem informados dos seus riscos e eventos adversos mais comuns.

Fonte: BMJ  2007; 334: 661 (31 March), doi:10.1136/bmj.334.7595.661.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários