Notícias de saúde

Laser Pode Ajudar no Rejuvenescimento das Mãos

Por Matthew Harris, MD

RIO DE JANEIRO (Reuters Health) - Usar laser para remover manchas marrons da pele causadas pelo sol e que geralmente aparecem em idosos, chamadas ceratoses solares, oferece um excelente resultado estético depois de apenas uma aplicação, anunciaram pesquisadores.

O laser "Erbium Yag" tem sido usado ultimamente para reconstituir a superfície do rosto mas, até agora, o uso nas mãos não era conhecido. A pesquisadora Edith Kawano Haribe, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ao apresentar os resultados de um estudo comparando o laser com uma substância esfoliante chamada "Blue Pell", mostrou pela primeira vez que o laser, além de eficaz, tem poucos efeitos colaterais quando usado nas mãos.

Segundo Haribe, normalmente as ceratoses solares são tratadas com nitrogênio líquido -- que além de demorado produz poucos resultados ao se esfregar a superfície da pele com uma pequena lixa ou escova de metal -- ou com o laser de dióxido de carbono, que pode produzir queimadura na pele das mãos.

"Este laser produz alguma vermelhidão e aquecimento que desaparecem gradualmente durante a primeira semana depois da aplicação que demora apenas 20 minutos", disse a especialista à Reuters Health.

"Descobrimos que o laser produz resultados bons ou excelentes em 85 por cento das pessoas e uma alternativa muito promissora às técnicas que já usamos", explicou Haribe.

Tratar ceratoses nas mãos é complicado, pois pode deixar cicatriz, observou Haribe.

As lesões podem voltar depois do tratamento se o cuidado apropriado não for tomado para evitar a exposição ao sol, acrescentou a pesquisadora.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários