Notícias de saúde

Cartilha para "motoboys"

20 de setembro de 2006 (Bibliomed). O seminário "Acidentes de Trânsito: Outros olhares e Novas soluções" acontece no auditório da Fundacentro, na capital paulista, dias 20 e 21 de setembro, dentro das atividades da Semana Nacional de Trânsito.

Uma das propostas do evento é dar continuidade à pesquisa que analisou "as condições acidentogênicas e as estratégias de regulação dos motociclistas profissionais: entre as exigências de tempo e os constrangimentos do espaço". A pesquisa, concluída em 2003, pelo coordenador do evento, o engenheiro Eugênio Diniz, é um instrumento eficaz para a análise do problema.

Realizada para atender a uma demanda do Sindicato dos Motociclistas Profissionais de Minas Gerais, como um estudo qualitativo, a pesquisa visava analisar as condições de trabalho dos motoboys e, deste modo, propor novas soluções para um grave problema de saúde pública: os acidentes com os motociclistas profissionais.

Um em cada cinco casos fatais de acidentes de trabalho envolve motorista em situação de trabalho.

Acreditava-se que os acidentes sofridos pelos motociclistas eram causados pelo comportamento imprudente, porém, após entrevistar e observar 85 profissionais, nas cidades de Belo Horizonte e Uberlândia, os pesquisadores concluíram que as exigências por um atendimento com pontualidade e confiabilidade é o que leva os motociclistas a adotar procedimentos de risco no trânsito, gerando acidentes.

Em depoimentos, motoboys relataram que um atraso de 15 minutos significa o tempo em que deveriam estar fazendo uma segunda entrega. "o preço que pagamos pela pontualidade do serviço pode custar a nossa vida ou uma paralisia para sempre".

A partir da pesquisa foram formuladas 55 recomendações para orientar motociclistas e contratantes destes serviços, visando prestar atendimentos com agilidade sem colocar vidas em risco.

Mais informações sobre o seminário podem ser obtidas com a Assessoria de Comunicação Social, pelo fone: (11) 3066-6301, fax (11) 3066-6258, ou por e-mail acs@fundacentro.gov.br ou cyntia.calhado@fundacentro.gov.br

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários