Notícias de saúde

Cartilha sobre drogas chega às escolas de ensino fundamental

06 de Maio de 2002 (Bibliomed). Alunos da 1ª à 4ª série do ensino fundamental têm mais um aliado na prevenção às drogas: a cartilha "O Brasileirinho", distribuída nas escolas públicas e particulares do Distrito Federal, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo. Com desenhos para colorir e textos de fácil entendimento, a cartilha fala sobre tabaco, álcool, maconha, cocaína e outras drogas.

O projeto, coordenado pela Polícia Federal, tem cinco anos e foi lançado em Brasília na última quinta-feira. A expectativa é que até 2004, estudantes de todo o País tenham acesso ao material. Durante quatro meses, as crianças discutem com seus professores os temas contidos na cartilha. Ao final, o aluno aprende uma oração de combate ao uso de drogas.

"Queremos mostrar para as crianças a mensagem da prevenção antes que o traficante chegue com a das drogas", explica o presidente nacional da Associação dos Servidores da Polícia Federal, Carlos Gatinho. Com maior conhecimento sobre o tema, a Polícia Federal espera que os alunos saibam como reagir no momento em que alguém oferecer qualquer tipo de entorpecente. O policial lembra, que além de informações sobre as drogas, a cartilha ensina como se comportar perante pessoas estranhas.

Para o superintendente da Polícia Federal do Distrito Federal, Euclides Rodrigues da Silva Filho, a cartilha já está trazendo bons resultados nas instituições onde foi distribuída. "As crianças têm demonstrado interesse em aprender e as escolas entram em contato com a gente para fazermos palestras”, conta. Segundo ele, os estudantes estão mais conscientes dos problemas que a droga traz para a população.

A cartilha foi apresentada para Glória Perez, autora da novela “O Clone”, da rede Globo. Nos próximos meses, ela promete aproveitar o material. Na trama, os personagens Lobato, Mel, Nando e Regininha enfrentam o problema da dependência química.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários