Notícias de saúde

Alho é capaz de proteger contra a hipertensão pulmonar

07 de Abril de 2005 (Bibliomed). Desde há muito tempo se acredita que o alho possa ter propriedades medicinais, e estudos sugeriram que a suplementação com alho em humanos pudessem ajudar a diminuir a pressão sanguínea, proteger o coração, reduzir o colesterol, e inibir a função plaquetária. Porém, a obtenção de dados científicos concretos para consubstanciarem muitas destas afirmações permanece algo obscuro.

Pequenas doses diárias de alicina, um ingrediente metabólico ativo presente no alho, mostraram-se efetivas em prevenir uma forma severa de hipertensão pulmonar, em um estudo realizado em camundongos. Isso é o que revela um estudo de pesquisadores da Universidade de Alabama em uma reunião da Experimental Biology 2005 na cidade de San Diego, na Califórnia. A forma humana da doença - a hipertensão pulmonar primária - freqüentemente conduz a complicações cardiovasculares como aumento (hipertrofia) das câmaras direitas do coração, sendo freqüentemente letal.

O ingrediente pode evitar a pressão arterial elevada nas artérias que levam o sangue aos pulmões, ao conseguir que os vasos sanguíneos contraídos relaxem; desta forma ocorre a prevenção dos danos produzidos pela doença.

A apresentação na Experimental Biology 2005 fez parte das sessões científicas da Sociedade Americana para Farmacologia e Terapêuticas Experimentais.

Fonte: American Society for Pharmacology and Experimental Therapeutics.

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários