Notícias de saúde

Alho: Um Dente por Dia Pode Evitar o Câncer

O alho sempre foi usado para espantar vampiros ou espíritos ruins. Agora os cientistas estão dizendo que um pouco de alho pode afastar também o câncer.

Segundo uma pesquisa feita na Universidade da Carolina do Norte, liderada pelo Dr. Lenore Arab, o alho – em sua forma natural, não como suplemento alimentar – parece proteger contra o câncer no estômago e no intestino.

Baseado em seis estudos diferentes, os médicos americanos sugerem que “o consumo de pelo menos seis dentes de alho por semana - cru ou cozido - diminui o risco de câncer no estômago entre 10% e 50%”. Usando dados de outros quatro estudos, eles dizem que o risco de câncer no estômago pode ser reduzido pela metade se a pessoa é uma ávida consumidora de alho.

Críticas:

Assim que a pesquisa foi publicada, na edição de outubro do American Journal of Clinical Nutrition, um professor da mesma universidade criticou o excesso de otimismo de muitos médicos. “Esse estudo se baseia em pesquisas anteriores, muitas delas feitas com pouco ou nenhum critério científico. Algumas pessoas examinaram apenas 20 pessoas, é impossível chegar a qualquer resposta conclusiva analisando um número tão pequeno”, diz Charles Poole, professor assistente de epidemiologia da Universidade da Carolina do Norte.

Poole diz que muitas revistas científicas são tendenciosas: “Quando é feito um estudo que não consegue mostrar efeito positivo do alho, ele raramente é publicado. Temos que ser mais críticos”, finaliza ele.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários