Notícias de saúde

Alho Pode Prevenir Câncer de Estômago

NOVA YORK (Reuters Health) - Enquanto as lendas sugerem que o alho tem poder de proteger contra o demônio, os cientistas descobriram uma razão mais prática para manter o condimento em estoque. Comer muito alho, não suplementos de alho, parece proteger contra câncer de estômago e colorretal, informaram pesquisadores.

A equipe de Lenore Arab, da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, analisou 18 estudos em que foram observados consumidores de alho.

Os resultados do trabalho foram publicados na edição de outubro do American Journal of Clinical Nutrition.

A média de ingestão dos maiores consumidores de alho cru ou cozido foi de 18,3g por semana, aproximadamente seis dentes de alho, com uma variação que poderia chegar até mais de 28,8g por semana.

Baseados em seis estudos, os pesquisadores sugeriram que "o alto consumo de alho cru ou cozido diminui o risco de câncer colorretal de 10 por cento para quase 50 por cento", escreveram os autores. Baseados em quatro estudos, o risco de ter câncer de estômago caiu pela metade entre os maiores consumidores de alho.

A equipe de Arab observou que a associação não foi consistente em todos os estudos. De qualquer forma, os pesquisadores verificaram que o consumo de suplementos de alho não acabou com o risco de câncer.

Os pesquisadores advertem que tais estudos são muitas vezes prejudicados porque não são realizados de forma consistente e por poderem ter sido complicados pelo consumo de outros tipos de alimentos, como vegetais, que podem ter impacto sobre o risco de câncer.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários