Notícias de saúde

Ativação de células-tronco pode tratar a doença de Alzheimer

21 de março de 2005 (Bibliomed). As células-tronco estão presentes ao longo do cérebro e, se os médicos fossem capazes de entender os sinais da doença precoce, os danos poderiam ser reparados em casos como os de acidente vascular cerebral, trauma, esclerose múltipla, ou doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer,

Espera-se que os casos de demência nos Estados Unidos dobrem nos próximos 40 anos; atualmente, a doença de Alzheimer afeta 8% a 15% de cidadãos americanos com idade igual ou superior a 65 anos.

Mas, segundo o que foi apresentado por investigadores no simpósio anual sobre demência e doença de Alzheimer, patrocinou pelo Albert Einstein College of Medicine e Montefiore Medical Center em Nova Iorque, as células-tronco oferecem a promessa de tratamento, mas não do modo esperado. Genes da longevidade poderiam proteger contra a doença de Alzheimer e a combinação de medicamentos e intervenções não-farmacológicas poderiam reduzir a velocidade da doença.

Embora a habilidade para ativar as células-tronco no cérebro estava apagado, os pesquisadores informaram que os medicamentos usados na quimioterapia do câncer pode afetar proteínas alteradas em doenças neurodegenerativas.

Fonte: BMJ  2005;330:622 (19 March)

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários