Notícias de saúde

FDA aprova teste com células-tronco para tratar COVID-19

20 de abril de 2020 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade de Miami receberam aprovação da Food and Drug Administration dos Estados Unidos para iniciar um pequeno ensaio clínico usando células-tronco no tratamento do COVID-19.

O estudo avaliará o uso de células-tronco mesenquimais derivadas do cordão umbilical para tratar a inflamação pulmonar com risco de vida sofrida por pessoas com a forma grave da doença causada pelo novo coronavírus.

O ensaio clínico envolverá 24 pacientes para testar a segurança e a eficácia das células-tronco, administradas por via intravenosa, para bloquear a inflamação pulmonar com risco de vida o mais rápido possível. O estudo será baseado no Sistema de Saúde da Universidade de Miami e no Sistema de Saúde Jackson e está sendo conduzido sob os auspícios da The Cure Alliance, um grupo sem fins lucrativos de cientistas dedicados a acelerar o desenvolvimento de curas para todas as doenças.

A Cure Alliance concentrou todos os seus recursos no combate ao COVID-19. O grupo compartilhou o protocolo clínico do teste com células-tronco com outras instituições acadêmicas em todo o mundo, para que possam testar estratégias de tratamento semelhantes.

Anteriormente, o FDA autorizou o uso de produtos com células-tronco mesenquimais derivadas do cordão umbilical em pacientes com diabetes tipo 1 e doença de Alzheimer na Universidade de Miami, como parte de outros ensaios clínicos. Para o estudo COVID-19, foram recrutados especialistas adicionais de todo o mundo com vasta experiência em doenças infecciosas, medicina pulmonar e cuidados intensivos, enquanto outros forneceram experiência no desenvolvimento de produtos baseados em células.

De acordo com levantamento da Universidade Johns Hopkins, até o último domingo (19/04) são confirmados mais de 740 mil casos de infecção pelo novo coronavírus e mais de 40 mil mortes, o que torna os EUA o país mais atingido pela pandemia.

Fonte: Food and Drug Administration. News-release. Abril de 2020.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários