Notícias de saúde
20 de abril de 2020 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade de Miami receberam aprovação da Food and Drug Administration dos Estados Unidos para iniciar um pequeno ensaio clínico usando células-tronco no tratamento do COVID-19.
O estudo avaliará o uso de células-tronco mesenquimais derivadas do cordão umbilical para tratar a inflamação pulmonar com risco de vida sofrida por pessoas com a forma grave da doença causada pelo novo coronavírus.
O ensaio clínico envolverá 24 pacientes para testar a segurança e a eficácia das células-tronco, administradas por via intravenosa, para bloquear a inflamação pulmonar com risco de vida o mais rápido possível. O estudo será baseado no Sistema de Saúde da Universidade de Miami e no Sistema de Saúde Jackson e está sendo conduzido sob os auspícios da The Cure Alliance, um grupo sem fins lucrativos de cientistas dedicados a acelerar o desenvolvimento de curas para todas as doenças.
A Cure Alliance concentrou todos os seus recursos no combate ao COVID-19. O grupo compartilhou o protocolo clínico do teste com células-tronco com outras instituições acadêmicas em todo o mundo, para que possam testar estratégias de tratamento semelhantes.
Anteriormente, o FDA autorizou o uso de produtos com células-tronco mesenquimais derivadas do cordão umbilical em pacientes com diabetes tipo 1 e doença de Alzheimer na Universidade de Miami, como parte de outros ensaios clínicos. Para o estudo COVID-19, foram recrutados especialistas adicionais de todo o mundo com vasta experiência em doenças infecciosas, medicina pulmonar e cuidados intensivos, enquanto outros forneceram experiência no desenvolvimento de produtos baseados em células.
De acordo com levantamento da Universidade Johns Hopkins, até o último domingo (19/04) são confirmados mais de 740 mil casos de infecção pelo novo coronavírus e mais de 40 mil mortes, o que torna os EUA o país mais atingido pela pandemia.
Fonte: Food and Drug Administration. News-release. Abril de 2020.
Copyright © Bibliomed, Inc.
Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.
Veja também