Notícias de saúde

Orientações no momento da alta favorecem a evolução de pacientes com insuficiência cardíaca

12 de Novembro de 2003 (Bibliomed). A insuficiência cardíaca congestiva (ICC) é uma doença crônica que afeta mais de 5 milhões de pessoas, somente nos Estados Unidos. A doença leva a um “enfraquecimento” do coração, e compromete a sua capacidade de bombear o sangue. Ocorre ainda um aumento do tamanho do coração.

Várias são as causas da ICC, podendo-se citar as doenças coronarianas, infecções, infartos e hipertensão arterial. O tratamento é feito, na maioria das vezes, através do uso de vários medicamentos administrados conjuntamente. Muitos pacientes reclamam acerca dos esquemas de tratamento, que, muitas vezes, são confusos para algumas pessoas.

Um estudo apresentado ontem no Congresso da American Heart Association, que está sendo realizado em Orlando, Florida, indica que gastar uma hora adicional com pacientes portadores de insuficiência cardíaca congestiva (ICC) ajuda a fazê-los entender de que modo poderão cuidar de si próprios e a ter uma melhor qualidade de vida. Na pesquisa, foram avaliados mais de 220 pacientes, metade dos quais receberam as orientações de enfermeiras na alta hospitalar.

Segundo investigação realizada por pesquisadores da Universidade de Michigan, aqueles pacientes que foram atendidos por uma enfermeira treinada no momento da alta fizeram um melhor uso dos medicamentos, e tiveram uma evolução muito melhor do que aqueles que não tiveram esta entrevista no momento da alta.

A pesquisa revelou ainda que o número de reinternações devido a ICC foi mais de 30% menor no grupo que recebeu as orientações das enfermeiras.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários