Notícias de saúde
30 de abril de 2025 (Bibliomed). A semaglutida, vendida comercialmente sob o nome de Ozempic ou Wegovy, pode ajudar a desacelerar a progressão da doença hepática esteatótica associada à disfunção metabólica (MASLD), mostrou um estudo realizado no Baylor College of Medicine, nos Estados Unidos.
Os pesquisadores analisaram dados de mais de 32.000 pessoas com diabetes e MASLD, todas atendidas em hospitais dos veteranos de guerra nos EUA. Os participantes tinham em média 67 anos de idade. Metade recebeu um medicamento GLP-1, como semaglutida (Ozempic), liraglutida (Saxenda) ou dulaglutida (Trulicity) como tratamento para diabetes, enquanto a outra metade tinha saúde semelhante, mas recebeu outra classe de medicamentos para diabetes, chamados DPP-4s, em vez disso. Os resultados foram monitorados de 2006 até o final de 2022.
De acordo com os pesquisadores, o uso de GLP-1 reduziu as chances de um paciente progredir para cirrose em 14%, em comparação com pessoas tomando DPP-4. As chances de morrer durante o período do estudo também caíram em 11% entre os usuários de GLP-1. Esses efeitos saudáveis geralmente se tornam aparentes dentro de 18 a 24 meses de uso.
Na pior das hipóteses, a doença hepática gordurosa e a cirrose podem levar ao câncer de fígado. No entanto, os pesquisadores dizem que o número de casos de câncer de fígado no estudo não foi grande o suficiente para determinar se os GLP-1s poderiam reduzir os riscos de câncer de fígado também.
Fonte: JAMA Internal Medicine DOI: 10.1001/jamainternmed.2024.4661.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também