Notícias de saúde

Ácido úrico elevado pode ser perigoso para o coração

06 de junho de 2023 (Bibliomed). Altos níveis de ácido úrico na meia-idade podem aumentar significativamente o risco de um tipo grave de batimento cardíaco irregular nas décadas seguintes, mesmo em pessoas sem fatores de risco tradicionais.

Estudo realizado no Karolinska Institutet, na Suécia, sugere que o ácido úrico pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento da fibrilação atrial, um batimento cardíaco irregular que pode levar a coágulos sanguíneos, derrame, insuficiência cardíaca e outros problemas e complicações cardíacos.

No estudo, os pesquisadores acompanharam 339.604 participantes da Suécia por uma média de 26 anos. Os participantes, recrutados de 1985 a 1996, tinham entre 30 e 60 anos e não apresentavam doença cardiovascular no momento da inscrição. O ácido úrico foi medido pelo menos uma vez usando um exame de sangue. Os participantes foram então divididos em grupos, classificando os níveis de ácido úrico do mais baixo ao mais alto.

Os resultados mostraram que o risco de fibrilação atrial aumentou à medida que os níveis de ácido úrico aumentaram. No geral, aqueles com níveis mais altos de ácido úrico tiveram um risco 45% maior de fibrilação atrial do que aqueles com níveis mais baixos.

Níveis elevados de ácido úrico aumentaram o risco de fibrilação atrial mesmo entre os participantes que não desenvolveram pressão alta, diabetes, doença cardíaca coronária ou insuficiência cardíaca durante o período de acompanhamento.

O ácido úrico é uma substância química produzida quando o corpo decompõe as purinas, encontradas em grandes quantidades no álcool, especialmente na cerveja e em alimentos como carne vermelha, bacon, vitela, vísceras e alguns tipos de frutos do mar, como anchovas, sardinhas, vieiras, arenque e mexilhões. O ácido úrico é mais conhecido por sua ligação com a gota, um tipo doloroso de artrite e cálculos renais. Contudo, estudos também associaram altos níveis de ácido úrico a um risco aumentado de pressão alta, diabetes e doenças cardíacas. Estudos recentes sugerem uma associação entre altos níveis de ácido úrico e fibrilação atrial, mas as evidências são limitadas, especialmente entre adultos mais jovens e saudáveis.

Fonte: Journal of the American Heart Association. DOI: 10.1161/JAHA.122.027089.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários