Notícias de saúde

Obesidade é fator de risco para insuficiência cardíaca

01 de Agosto de 2002 (Bibliomed). A obesidade, mesmo não sendo extrema, é um fator de risco para surgimento de problemas cardíacos: isto é o que revelam os resultados de uma nova pesquisa publicada esta semana.

É sabido que a obesidade extrema é um fator de risco para insuficiência cardíaca. Para avaliar o risco associado com graus menores de obesidade e sobrepeso, foi feita uma análise no grupo que compõe o Framingham Heart Study, em busca de reposta para esta questão.

Neste novo estudo, publicado na revista The New England Journal of Medine, foram avaliados 5881 participantes na pesquisa Framingham Heart Study (idade média, 55 anos; 54 por cento eram do sexo feminino). Durante o período de seguimento dos pacientes (média de 14 anos), houve a ocorrência de insuficiência cardíaca em 496 pacientes (258 mulheres e 238 homens).

Observou-se um aumento contínuo no risco de insuficiência cardíaca com aumentos no índice de massa corpórea (um aumento em risco de 5 por cento para os homens e 7 por cento para mulheres para cada aumento de 1 ponto no índice de massa corpórea).

A obesidade contribui para a ocorrência de aproximadamente 11 por cento de insuficiência cardíaca entre os homens e 14 por cento entre mulheres, no grupo estudado na pesquisa de Framingham. Houve um aumento gradual no risco de insuficiência cardíaca em todas as categorias do índice de massa corpórea.

A obesidade pode aumentar o risco de insuficiência cardíaca em virtude de sua relação para fatores de risco estabelecidos, como hipertensão, diabetes, e hiperlipidemia, mas a obesidade também pode ter um efeito negativo direto na função de contratilidade do coração.

Segundo os autores da pesquisa, dada a alta prevalência de obesidade nos Estados Unidos, estratégias para promover o peso corpóreo ideal podem reduzir a incidência de insuficiência cardíaca na população.

Fonte: N Engl J Med 2002;347:305-313.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários