Notícias de saúde

Universidades se unem a empresas para desenvolver novos medicamentos

21 de Junho de 2002 (Bibliomed). Uma parceria inédita entre laboratórios e universidades brasileiras vai colocar no mercado três novos medicamentos. O esforço nasceu dentro da Universidade de Campinas que criou um consórcio entre laboratórios farmacêuticos e o Instituto Universidade Empresa (Uniemp).

O Instituto levantou os grupos de pesquisa existentes em todas as universidades e reuniu as empresas com os pesquisadores para que os estudos fossem iniciados. Carlos Vogt, membro da Uniemp e diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo, disse que essa era uma expectativa antiga. Ele explicou que o Instituto organizou a Agência de Gestão da Inovação Farmacêutica (Agif), para coordenar a primeira pesquisa, que trabalha no desenvolvimento do Evasin (um medicamento regulador da pressão arterial).

Esse projeto é coordenado por Antônio Camargo, do Centro de Toxicologia Aplicada, do Instituo Butantã. O estudo está em fase de ensaio pré-clínico e o produto próximo de chegar ao mercado.

Acredita-se que o medicamento deverá ter menos efeitos colaterais que seu equivalente atual no mercado, o Captopril. Ambos foram desenvolvidos a partir de substâncias presentes no veneno da jararaca.

Os outros dois medicamentos estão em fase inicial de testes, mas têm grande probabilidade de serem aprovados e chegarem ao mercado ainda este ano. Um deles é o Lopac, que combate a trombose. O outro é o Enpac, um analgésico que pode ser mais eficaz do que a morfina.

Os estudos envolvendo o Lopac e o Enpac devem ser conduzidos pela Uniemp seguindo os mesmos moldes do que foi feito no desenvolvimento do Evasin.

Os laboratórios que participam dos estudos se uniram no Consórcio Farmacêutico (Coifar) para tocar os projetos de pesquisa e desenvolvimento. Fazem parte do Consórcio o Biolab-Sanus, Biosintética e União Química. O governo também participa financiando uma parte das pesquisas por intermédio da própria Fapesp, que é vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Paulo.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários