Notícias de saúde

Incidência de parada cardíaca súbita é maior em distritos mais pobres

03 de janeiro de 2012 (Bibliomed).  É sabido que o baixo nível socioeconômico é associado a pior saúde cardiovascular. Pesquisadores da Universidade de Toronto avaliaram aassociação entre o nível socioeconômico e a incidência de parada cardíaca súbita, uma condição que responde por uma proporção substancial de mortes cardiovasculares. 9.235 paradas cardíacas súbitas foram incluídas na análise.

Em todas as cidades pesquisadas, a incidência de morte súbita cardíaca entre os indivíduos de nível socioeconômico mais baixo foi quase o dobro que grupo mais alto. Essa disparidade foi maior entre pessoas com menos de 65 anos  do que entre aquelas com 65 ou mais. Após o ajuste para local de estudo e para a estrutura da população em cada setor censitário, a disparidade entre os quartis socioeconômico para todas as idades combinadas foi maior nos Estados Unidos  do que no Canadá.

Chegou-se à conclusão que a incidência de parada cardíaca súbita domiciliar foi maior nos bairros mais pobres dos EUA e Canadá, embora a associação tenha sido atenuada no Canadá. A disparidade entre os quartissocioeconômicos foi maior entre pessoas com menos de 65 anos.

Fonte: CMAJ, Volume 183, Number 15, 2011, Pages 1705-1712

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários