Notícias de saúde
03 de janeiro de 2012 (Bibliomed). É sabido que o baixo nível socioeconômico é associado a pior saúde cardiovascular. Pesquisadores da Universidade de Toronto avaliaram aassociação entre o nível socioeconômico e a incidência de parada cardíaca súbita, uma condição que responde por uma proporção substancial de mortes cardiovasculares. 9.235 paradas cardíacas súbitas foram incluídas na análise.
Em todas as cidades pesquisadas, a incidência de morte súbita cardíaca entre os indivíduos de nível socioeconômico mais baixo foi quase o dobro que grupo mais alto. Essa disparidade foi maior entre pessoas com menos de 65 anos do que entre aquelas com 65 ou mais. Após o ajuste para local de estudo e para a estrutura da população em cada setor censitário, a disparidade entre os quartis socioeconômico para todas as idades combinadas foi maior nos Estados Unidos do que no Canadá.
Chegou-se à conclusão que a incidência de parada cardíaca súbita domiciliar foi maior nos bairros mais pobres dos EUA e Canadá, embora a associação tenha sido atenuada no Canadá. A disparidade entre os quartissocioeconômicos foi maior entre pessoas com menos de 65 anos.
Fonte: CMAJ, Volume 183, Number 15, 2011, Pages 1705-1712
Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.
Veja também