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Abordagem imediata tranqüiliza paciente que busca assistência

29 de Maio de 2002 (Bibliomed). Uma iniciativa pioneira está garantindo resultados positivos no serviço de assistência à saúde oferecido pelo hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, no Rio Grande do Norte. Dez funcionários, divididos em três turnos, executam diariamente o projeto “Posso Ajudar?”, que consiste na abordagem ao paciente assim que ele entra no hospital.

Assim que o doente chega, um dos funcionários se dirige a ele, pergunta qual é o problema enfrentado e o encaminha para o atendimento. Segundo os funcionários, a atenção dada ao paciente é muito importante, já que muitos chegam ao hospital confusos, sem entender direito as placas indicativas. Diariamente, o hospital Monsenhor Walfredo Gurgel atende 800 pessoas. O projeto “Posso Ajudar?” foi desenvolvido por um dos funcionários do hospital, o atual coordenador do trabalho, Erivaldo da Costa. O funcionário afirma que a abordagem imediata agiliza o atendimento e dá mais segurança e tranqüilidade ao paciente. Ele garante que ninguém fica sem assistência.

A criatividade e boa vontade dos funcionários do Rio Grande do Norte chamaram a atenção dos participantes do Seminário Qualidade da Gestão e da Assistência Hospitalar, promovido pelo Ministério da Saúde em Brasília. Inúmeras unidades de saúde de outras partes do País se interessaram pelo projeto “Posso Ajudar?”, que mostrou que, além de equipamentos e instalações, um hospital precisa também de um trabalho de qualidade no atendimento. Durante o Seminário, outras experiências inovadoras e com bons resultados na assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) foram divulgadas. Cerca de 2 mil pessoas, entre gestores do SUS, profissionais da saúde, técnicos e dirigentes hospitalares participaram do Seminário, que abordou temas voltados para a melhoria dos hospitais e do atendimento oferecido pelas unidades de saúde aos usuários do SUS.

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