Notícias de saúde

Síndrome de burnout entre os médicos

30 de novembro de 2016 (Bibliomed). A Síndrome do burnout atinge profissionais que lidam direto e intensamente com pessoas e influenciam suas vidas. É o caso de pessoas das áreas de educação, assistência social, saúde, recursos humanos, bombeiros, policiais, advogados e jornalistas.

Estratégias eficazes para a abordagem do burnout médico incluem atenção e treinamento de controle do estresse, de acordo com um comentário publicado na revista The Lancet.

Pesquisadores da Mayo Clinic e colegas observam que o burnout afeta mais de metade dos médicos dos Estados Unidos. Buscando formas de combater o problema, eles revisaram 52 estudos, os quais incluíram 3.630 médicos.

Os pesquisadores descobriram que as estratégias eficazes para os indivíduos incluem atenção e treinamento de manuseio do estresse, bem como sessões de pequenos grupos, onde os colegas discutem suas experiências de forma confidencial. Estratégias organizacionais que funcionam incluem a limitação de horas de serviço e realizar mudanças na forma como os cuidados são prestados em hospitais e clínicas. Os autores do estudo citaram a necessidade de saber mais sobre os benefícios de longo prazo da combinação de estratégias.

Segundo os autores, fica claro que ambas as estratégias individuais e abordagens organizacionais estruturadas são eficazes para alcançar reduções clinicamente significativas no burnout.

Fonte: The Lancet. DOI: 10.1016/S0140-6736(16)31279-X

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários