Notícias de saúde

Quais as estratégias de atenção à saúde devem ser priorizadas para reduzir a mortalidade infantil?

22 de janeiro de 2023 (Bibliomed). Embora as tendências de mortalidade infantil tenham diminuído em todo o mundo, as mortes entre crianças menores de 5 anos de idade continuam altas e desproporcionalmente circunscritas à África Subsaariana e ao sul da Ásia. Abordagens personalizadas e inovadoras são necessárias para aumentar o acesso, a cobertura e a qualidade dos serviços de saúde infantil para reduzir a mortalidade, mas falta uma compreensão das deficiências do sistema de saúde que podem ter o maior impacto na mortalidade entre crianças menores de 5 anos.

Pesquisadores investigaram quais melhorias na assistência à saúde e na saúde pública poderiam ter evitado o maior número de natimortos e óbitos em crianças menores de 5 anos usando dados da rede de Vigilância de Saúde Infantil e Prevenção da Mortalidade (CHAMPS).

Neste estudo transversal de 3.390 mortes investigadas em locais com altas taxas de mortalidade infantil na África Subsaariana e no sul da Ásia, 77% foram consideradas potencialmente evitáveis. As medidas recomendadas para prevenir mortes foram melhorias nos cuidados pré-natais e obstétricos, gestão clínica e qualidade dos cuidados, comportamento de busca de saúde e educação em saúde.

Esses achados sugerem que os investimentos em intervenções que reduzam a mortalidade infantil devem se concentrar na melhoria do sistema de saúde, incluindo melhores cuidados pré-natais e maior qualidade dos cuidados pediátricos.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.37689.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários