Notícias de saúde

Qual o papel do pediatra no aconselhamento de adolescentes grávidas?

12 de setembro de 2022 (Bibliomed). Embora as taxas de gravidez na adolescência tenham diminuído nos últimos 30 anos, muitas adolescentes engravidam todos os anos. É importante que os pediatras tenham a capacidade e os recursos para fazer um diagnóstico de gravidez para essas adolescentes e fornecer-lhes aconselhamento sem julgamento que inclua toda a gama de opções de gravidez.

O aconselhamento inclui uma discussão imparcial das opções da adolescente para continuar ou interromper a gravidez, apoiando-a no processo de tomada de decisão e encaminhá-la a recursos e serviços apropriados.

É importante que os pediatras estejam familiarizados com as leis e políticas que afetam o acesso à assistência ao aborto, especialmente para adolescentes menores, bem como as leis que buscam limitar a oferta de opções de gravidez imparciais por parte dos profissionais de saúde e encaminhamentos, seja para assistência ao aborto ou continuação de gravidez de acordo com a escolha da adolescente.

Os pediatras que optarem por não fornecer tais discussões devem encaminhar prontamente adolescentes grávidas a um profissional de saúde que oferecerá aconselhamento sobre opções de gravidez apropriadas ao desenvolvimento que inclua toda a gama de opções.

Os pediatras devem estar cientes e se opor a políticas que restringem sua capacidade de fornecer aconselhamento imparcial a adolescentes grávidas que incluam todas as opções de gravidez. Essa abordagem de aconselhamento sobre opções de gravidez não mudou desde a declaração original da Academia Americana de Pediatria de 1989 sobre esse assunto.

Fonte: Pediatrics (2022). DOI: 10.1542/peds.2022-058781.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários