Notícias de saúde
12 de setembro de 2022 (Bibliomed). Embora as taxas de gravidez na adolescência tenham diminuído nos últimos 30 anos, muitas adolescentes engravidam todos os anos. É importante que os pediatras tenham a capacidade e os recursos para fazer um diagnóstico de gravidez para essas adolescentes e fornecer-lhes aconselhamento sem julgamento que inclua toda a gama de opções de gravidez.
O aconselhamento inclui uma discussão imparcial das opções da adolescente para continuar ou interromper a gravidez, apoiando-a no processo de tomada de decisão e encaminhá-la a recursos e serviços apropriados.
É importante que os pediatras estejam familiarizados com as leis e políticas que afetam o acesso à assistência ao aborto, especialmente para adolescentes menores, bem como as leis que buscam limitar a oferta de opções de gravidez imparciais por parte dos profissionais de saúde e encaminhamentos, seja para assistência ao aborto ou continuação de gravidez de acordo com a escolha da adolescente.
Os pediatras que optarem por não fornecer tais discussões devem encaminhar prontamente adolescentes grávidas a um profissional de saúde que oferecerá aconselhamento sobre opções de gravidez apropriadas ao desenvolvimento que inclua toda a gama de opções.
Os pediatras devem estar cientes e se opor a políticas que restringem sua capacidade de fornecer aconselhamento imparcial a adolescentes grávidas que incluam todas as opções de gravidez. Essa abordagem de aconselhamento sobre opções de gravidez não mudou desde a declaração original da Academia Americana de Pediatria de 1989 sobre esse assunto.
Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.
Veja também