Notícias de saúde

Universidade desenvolve programa que leva teste de visão para sala de aula

São Paulo, 11 de Maio de 2001 (eHealthLA). Um programa de computador permitirá que professores do ensino fundamental realizem o exame de visão nos alunos e enviem o resultado dos testes pela Internet para avaliação de um oftalmologista.

Essa é a proposta de um projeto desenvolvido pelos departamentos de Oftalmologia e de Informática em Saúde (DIS) da Unifesp, em parceria com a Telemar (empresa de telecomunicações).

O projeto piloto já foi implantado em duas escolas do Estado de São Paulo por um período de dois meses. Depois, será expandido para os 16 estados onde existe o Projeto Telemar de Educação. Segundo Rubens Belfort Jr., diretor técnico do Instituto da Visão, o objetivo é beneficiar principalmente estudantes de regiões carentes.

“Os professores saberão como evitar as conjuntivites epidêmicas que acontecem no verão dentro da escola. Isso é uma maneira de tornar a Internet mais útil para as pessoas que vivem distantes das grandes cidades”, diz.

Como funciona o software

O teste de acuidade visual consiste na capacidade de a pessoa enxergar letras de tamanhos variados em uma tabela a uma distância de seis metros. Para o projeto, foi desenvolvido um software baseado nessa tabela.

Além de adaptar as letras ao tamanho do monitor de computador, a elaboração do programa também levou em consideração o brilho da tela, a iluminação do ambiente e a distância entre as letras e a pessoa examinada.

“O programa é tão fácil que permite aos professores, mesmo sem treinamento, lendo apenas as instruções, realizar o teste”, diz Rubens.

O exame dura cerca de seis minutos. Depois de examinar os alunos, o professor passará os resultados pela Internet para a Unifesp, onde um oftalmologista analisará os casos.

Isso possibilitará ao professor identificar alunos cujas dificuldades no aprendizado estejam ligadas a problemas de visão.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários