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Janelas abertas e telas de vidro entre mesas pode tornar sala de aula mais segura contra COVID-19

16 de novembro de 2020 (Bibliomed). Muitos países estão retomando as aulas e buscando medidas para garantir a segurança dos estudantes. Estudo da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, sugere que manter as janelas abertas e colocar telas de vidro na frente das mesas de cada estudante pode reduzir significativamente a transmissão aérea de COVID-19 em salas de aula.

Segundo os pesquisadores, simplesmente abrindo as janelas, o número de partículas de vírus que circulam no ar nas salas de aula pode ser reduzido em 40%. Além disso, as telas de vidro diminuíram o número de partículas microscópicas de vírus que os alunos espalhavam entre si exalando, falando, tossindo ou espirrando, que é a forma como o COVID-19 é transmitido de pessoa para pessoa.

A equipe explica que em salas equipadas com ar-condicionado, o aparelho remove até 50% das partículas liberadas durante a expiração e a fala, mas o resto é depositado nas superfícies da sala e pode voltar a entrar no ar.

Conforme o COVID-19 continua a se espalhar, estudar o transporte de aerossol e gotículas em diferentes ambientes pode ajudar a estabelecer medidas eficazes para conter sua disseminação, especialmente em ambientes como salas de aula, conforme as escolas nos Estados Unidos reabrem, de acordo com Talaat e seus colegas.

Para o estudo, os pesquisadores criaram um modelo computadorizado de uma sala de aula com ar condicionado para avaliar como pequenas partículas viajavam pelo ar e de pessoa para pessoa. Partículas microscópicas, semelhantes em tamanho às encontradas nos fluidos respiratórios com COVID-19, foram transmitidas em quantidades significativas - até 1% das partículas exaladas - entre alunos, mesmo a uma distância de 2,3 metros, por causa do fluxo de ar.

No entanto, usando seu modelo de sala de aula, eles descobriram que abrir as janelas aumenta as partículas liberadas da sala em quase 40%, ao mesmo tempo que reduz a transmissão de aerossol entre as pessoas dentro dela. Além disso, telas de gotas de vidro colocadas na frente das mesas reduziram significativamente a transmissão de partículas de ar de 1 mícron de um aluno para outro.

Para reaberturas de escolas, com base em suas descobertas, os pesquisadores recomendam manter as janelas abertas quando possível e instalar telas de vidro na frente das carteiras. Os alunos com maior risco de complicações do COVID-19 devem sentar-se onde sejam expostos a menos partículas, o que dependerá da configuração do ar condicionado na sala.

Os pesquisadores também ressaltam a importância da higienização das mãos - mesmo sem o contato com os pertences de outras pessoas - porque partículas podem ser transmitidas de um aluno para a carteira ou roupa de outro aluno, etc., mesmo quando se mantém separados por uma distância.

Fonte: Physics of Fluid. DOI: 10.1063/5.0029118.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

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