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Testes rápidos regulares para COVID-19 podem evitar transmissão nas escolas

30 de agosto de 2021 (Bibliomed). O teste rápido proativo e frequente de todos os alunos para COVID-19 é mais eficaz na prevenção de grandes aglomerados de transmissão nas escolas do que medidas que só são iniciadas quando alguém desenvolve sintomas e, em seguida, o teste é positivo. Isso é o que indicam os resultados de um estudo realizado pela Simon Fraser University.

Os autores da pesquisa usaram um modelo matemático para simular a disseminação do COVID-19 em sala de aula e publicaram seus resultados de pesquisa na revista PLOS Computational Biology.

As simulações mostraram que, em uma sala de aula com 25 alunos, de zero a 20 alunos podem ser infectados após a exposição, dependendo até mesmo de pequenos ajustes nas taxas de transmissão para indivíduos ou ambientes infectados.

Foram testadas a eficácia de duas estratégias diferentes de controle de transmissão. Na primeira, quando um aluno (ou professor/funcionário) desenvolve sintomas, eles são orientados a ficar em casa, testados por meio de um teste PCR e, se o resultado do teste for positivo, medidas de controle são introduzidas na sala de aula, como informar os contatos próximos do indivíduo infectado para que fiquem em casa.

Na segunda estratégia, todos os alunos da turma são testados regularmente por meio de testes rápidos, independentemente de apresentarem sintomas ou não. Quando o teste de um aluno é positivo, há uma intervenção para evitar mais transmissão.

Os pesquisadores descobriram que em cenários com altas taxas de transmissão, as intervenções usadas na primeira estratégia de controle, onde as ações preventivas tiveram efeito após um resultado de teste positivo, eram muito lentas para prevenir grandes surtos. O uso de testes rápidos para rastrear toda a população e detectar infecções antes que os sintomas se desenvolvessem, como na segunda estratégia, levou à prevenção de grandes surtos.

Fonte: PLOS Computational Biology. DOI: 10.1371/journal.pcbi.1009120.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

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