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Qualidade do ar em escolas pode afetar alunos com asma

12 de novembro de 2021 (Bibliomed). Os alérgenos e as partículas das escolas e da sala de aula estão associados à morbidade da asma, mas o benefício da remediação ambiental não é conhecido.

Estudo buscou determinar se o uso de um programa de manejo integrado de pragas em toda a escola (IPM) ou purificadores de filtro de ar particulado de alta eficiência (HEPA) nas salas de aula melhorariam os sintomas de asma em alunos com asma ativa.

Este ensaio clínico fatorial randomizado incluiu 236 alunos (frequentando 41 escolas primárias com 209 salas de aula) randomizados para um programa IPM no nível da escola, uso de purificadores de filtro HEPA no nível da sala de aula, ou ambos. O uso do programa de IPM em toda a escola resultou em uma média de 1,5 dias de sintomas com asma durante um período de 2 semanas versus 1,9 dias de sintomas para nenhum IPM; o uso de purificadores de filtro HEPA resultou em uma média de 1,6 dias de sintomas com asma versus 1,8 dias de sintomas para purificadores de filtro HEPA falsos, usados como controle; nenhuma das comparações foi estatisticamente significativa.

O estudo, publicado em JAMA, concluiu que entre crianças com asma ativa, o uso de um programa de IPM em toda a escola ou purificadores de filtro HEPA nas salas de aula não reduziu significativamente os dias de sintomas com asma.

Fonte: JAMA. DOI: 10.1001/jama.2021.11559.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

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