Notícias de saúde

Empresa da Índia Oferece Coquetel Anti-Aids por US$ 1 ao Dia

BOMBAIM/LONDRES (Reuters) - A Cipla Ltd, fabricante de remédios genéricos da Índia, afirmou na quarta-feira que irá oferecer o coquetel para o tratamento da Aids aos países pobres do mundo por menos de 1 dólar por dia, um preço muito menor que o oferecido pelas multinacionais atualmente.

O grupo indiano, que faz, por baixos preços, cópias de remédios que são protegidos por leis de patente em outros países, oferecerá o coquetel para a organização Médicos Sem Fronteira (MSF) por 350 dólares por ano por paciente. Para os governos, o preço será de 600 dólares.

"Estamos oferecendo os remédios a um preço humanitário. Nosso preço normal, pelo qual vendemos para distribuidores na Índia, é de 1.200 dólares por paciente por ano", disse à Reuters o presidente da Cipla, Yusuf Hamied.

O MSF afirmou que a oferta dava mostras de que sua meta de gastar 200 dólares por ano por paciente de Aids estava ao alcance e pediu que empresas farmacêuticas do Ocidente praticassem os mesmos preços da Cipla.

A oferta visa principalmente à África, onde as drogas anti-retrovirais usadas no Ocidente são praticamente inacessíveis para as 25,3 milhões de pessoas infectadas com o HIV. O mesmo coquetel custaria 10.400 dólares por ano nos EUA.

Grandes fabricantes dos remédios negociaram recentemente amplos descontos, de 60 a 90 por cento, com países como o Senegal, Uganda e Ruanda. Mas, mesmo com o desconto, os preços da Cipla continuam sendo mais baixos.

O MSF afirmou que o Senegal vinha pagando de 1,008 dólar a 1,821 dólar por ano pela terapia combinada.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2001 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários