Notícias de saúde

BRASIL: Cientistas Divulgam Descoberta que Pode Combater Leucemia

São Paulo, 17 de Janeiro de 2001 (eHealthLA). Cientistas britânicos divulgaram uma descoberta que pode transformar o tratamento contra a leucemia. Eles conseguiram criar células imunizadas que têm a capacidade de localizar, atacar e destruir as células que provocam a doença, sem prejudicar as saudáveis.

Segundo dados do Centro de Hemoterapia São Lucas em São Paulo a leucemia é o tipo mais freqüente de câncer em jovens. É a doença que mais mata crianças com idades abaixo de 14 anos, assim como, mulheres e homens abaixo de 35 anos nos Estados Unidos. De acordo com a Sociedade de Câncer Americana, em 1999, 28,700 novos pacientes foram diagnosticados e 21,600 morreram da doença.

A leucemia é um tipo de câncer que afeta a produção os glóbulos brancos do sangue (células que têm a função de defesa no organismo) e da medula óssea. Segundo o médico Luiz Fernando Lopes, especialista em pediatria oncológica do Hospital do Câncer, em São Paulo, a leucemia é uma forma de câncer tratável, especialmente em crianças.

Os principais sintomas da doença são anemia, cansaço, fraqueza, tontura, dor de cabeça, hemorragia e febre. “Até hoje, o tratamento é feito à base da quimioterapia ou pelo transplante da medula óssea. Não há prevenção para a doença”, diz o médico.

Genética

Os pesquisadores do Hammersmith Hospital e da Imperial College School of Medicine, explicam que a chave da descoberta foi a identificação do gene WT1, presente nas células que causam a leucemia. Assim, eles desenvolveram células imunes capazes de reconhecer e destruir o WT1.

Segundo o estudo, o princípio pode ser aplicado a quase todos os tipos de leucemia, o que significa um grande passo em relação ao tratamento da doença. Nos próximos dois anos, pacientes do hospital Hammersmith já serão submetidos a tratamento com a nova técnica.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários