Notícias de saúde

Política fez Brasil se tornar um desastre no combate à pandemia

26 de fevereiro de 2021 (Bibliomed). Em relatório elaborado por 16 países e divulgado em janeiro de 2021, o Brasil foi classificado como um dos piores países no combate à COVID-19. O projeto considerou relações entre saúde pública, política e economia, e apontou que, no Brasil, tensões políticas lebaram a polêmicas sobre isolamento social, uso de medicamentos e causaram danos no combate à doença, o que agora se reflete no planejamento da vacinação.

O projeto Comparative Covid Response: Crisis, Knowledge, Politics (CompCoRe), que realizou o estudo, busca analisar as políticas, processos decisórios e respostas à pandemia de covid-19 em 16 países, e, no Brasil, teve colaboração de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Campinas (Unicamp).

Os pesquisadores se valerem de uma matriz analítica, contendo um conjunto de variáveisa serem estudadas em cada país, mapeamento e análises das principais controvérsias observadas, e construção de uma linha do tempo a partir do que tem sido divulgado na mídia. Os resultados apontaram que a resposta política do Brasil à COVID-19 foi marcada por polêmicas e divisões políticas e partidárias, no uso de medicamentos sem comprovação científica de eficácia e medidas de isolamento. Agora, o jogo político está em torno das vacinas, o que, segundo pesquisadores, expõe a fragilidade do Brasil interna e externamente, colocando em risco a continuidade da vacinação em massa em todo o país.

O relatório "Comparative Covid Response: Crisis, Knowledge, Politics" pode ser acessado AQUI.

Fonte: Jornal da USP. 22 de fevereiro de 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários