Notícias de saúde
06 de outubro de 2025 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade do Michigan e da Universidade do Texas, ambas nos Estados Unidos, descobriram que o gene 15-lipoxigenase-1 (ALOX15), é essencial para os ácidos graxos ômega-3 do óleo de peixe, conhecidos como EPA e DHA, combaterem o câncer de cólon.
O estudo mostrou que, em o ALOX15, o óleo de peixe poderia, na verdade, aumentar o risco de tumores de cólon em camundongos.
Para o estudo, os pesquisadores compararam camundongos alimentados com dietas de óleo de peixe com camundongos em dietas de controle. Para sua surpresa, o óleo de peixe aumentou os tumores de cólon em camundongos expostos a substâncias químicas que causam inflamação e aceleram a formação de tumores.
Os pesquisadores explicaram que isso ocorre porque os ácidos graxos ômega-3 precisam de ALOX15 para serem decompostos em moléculas anti-inflamatórias chamadas resolvinas. A inflamação crônica é um fator importante no câncer.
Os resultados mostraram que camundongos sem ALOX15 desenvolveram mais tumores de cólon quando receberam óleo de peixe. O EPA pareceu funcionar melhor do que o DHA, com menos tumores observados em camundongos alimentados com EPA. O tipo de suplemento também importava: aqueles à base de EPA reduziram o número e o tamanho dos tumores em camundongos com ALOX15. Mas os produtos com DHA foram menos eficazes.
Fonte: Cellular and Molecular Gastroenterology and Hepatology. DOI: 10.1016/j.jcmgh.2025.101607.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também