Notícias de saúde
03 de outubro de 2025 (Bibliomed). Pesquisadores do Instituto do Milênio de Engenharia e Inteligência Artificial para a Saúde (iHEALTH), vinculado a universidades chilenas e especializado em imagens médicas, engenharia, inteligência artificial e medicina, conseguiu desenvolver um sistema digital que replica o sistema de condução elétrica do coração, que é o que coordena os batimentos cardíacos.
Segundo os autores, a descoberta pode abrir caminho para o diagnóstico e a adaptação de tratamentos para condições como arritmias e insuficiência cardíaca.
Os pesquisadores desenvolveram um modelo computacional que reconstrói digitalmente a rede de Purkinje — o sistema de condução elétrica do coração — usando um eletrocardiograma padrão. Eles realizaram testes com pacientes reais, nos quais o algoritmo foi capaz de detectar atividade elétrica anormal no coração sem o uso de procedimentos diagnósticos invasivos, como o mapeamento eletroanatômico, no qual "um cateter é inserido no coração para medir diretamente a atividade elétrica".
Agora, os pesquisadores trabalham em dois caminhos: aumentar a capacidade computacional para que o dispositivo digital de cada paciente possa ser gerado quase em tempo real; e buscando financiamento para adicionar a função mecânica do coração ao dispositivo digital atual.
Fonte: Medical Image Analysis. DOI: 10.1016/j.media.2025.103460.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também