Notícias de saúde

Bicicletas elétricas não melhoram forma física

17 de maio de 2023 (Bibliomed). Algumas pessoas gostam das bicicletas elétricas por acharem que elas tornam os passeios mais divertidos. Contudo, elas não trazem tantos benefícios para a saúde quanto as bicicletas tradicionais. As bicicletas elétricas ostentam um motor elétrico que fornece aos pilotos um pequeno impulso, diminuindo a necessidade de esforço físico.

Um estudo do Instituto de Medicina Esportiva da Escola de Medicina de Hannover, na Alemanha, mostrou que pessoas que andam de bicicleta elétrica têm 44% menos probabilidade de atingir metas semanais de atividade física do que aquelas em bicicletas comuns. Isso ocorre porque eles andam de bicicleta elétrica com menos frequência e, quando o fazem, é menos exigente fisicamente.

Para o estudo, s pesquisadores compararam 1.250 ciclistas de bicicletas elétricas com 629 ciclistas convencionais na Alemanha durante um período de quatro semanas. Todos os pilotos registraram seu tempo de pedalada, distância percorrida e frequência cardíaca, usando um rastreador de atividade do smartwatch. Aqueles no grupo de bicicletas elétricas tendiam a ser mais velhos e mais pesados, e a terem mais problemas de saúde do que aqueles que usam bicicletas convencionais.

Os participantes que usaram bicicletas elétricas acabaram fazendo quase 70 minutos a menos de atividade física moderada a intensa a cada semana durante os passeios do que os ciclistas convencionais, que tendiam a acumular 150 minutos ou mais em suas bicicletas semanalmente, mostraram os resultados. Os ciclistas tradicionais também pedalaram com mais frequência, seis vezes por semana, em comparação com quatro para o grupo de bicicletas elétricas. Um passeio normal de bicicleta também fez o coração bater mais forte, uma média de 119 batimentos por minuto em comparação com 111 batimentos para os usuários de bicicletas elétricas.

O risco de acidentes de trânsito foi 63% maior para os participantes que usavam bicicletas elétricas em comparação aos ciclistas tradicionais. Os pesquisadores acreditam que isso pode ocorrer pelo fato de as bicicletas elétricas serem amis rápidas e mais pesadas, dificultando, assim, seu manuseio.

Fonte: BMJ Open Sport & Exercise Medicine. DOI: 10.1136/bmjsem-2021-001275.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários