Notícias de saúde

Pressão alta e diabetes são mais mortais em homens

26 de setembro de 2025 (Bibliomed). Um novo estudo realizado na Universidade do Sul da Dinamarca diz que os homens têm mais probabilidade do que as mulheres de morrer de pressão alta, diabetes e HIV /AIDS, depois de ignorarem os cuidados médicos para essas condições. Essas diferenças surgem mesmo que homens e mulheres tenham a mesma probabilidade de desenvolver pressão alta ou diabetes.

Para o estudo, os pesquisadores usaram dados coletados de bancos de dados globais de assistência médica para rastrear diferenças entre homens e mulheres em cada etapa do "caminho da saúde". O caminho vai desde um fator de risco que contribui para um problema de saúde, passando pelo diagnóstico e tratamento do problema, disseram os pesquisadores. Se não for tratado adequadamente ou não for tratado, o problema pode levar à morte.

Os resultados mostram que homens e mulheres receberam cuidados diferentes para pressão alta, diabetes e HIV /AIDS em dezenas de países. O estudo também descobriu que homens e mulheres às vezes têm diferentes fatores de risco para as mesmas condições. Por exemplo, os homens fumavam significativamente mais do que as mulheres em 86% dos países considerados, o que torna esse um dos principais fatores de risco para pressão alta. Mas as taxas de obesidade são maiores entre as mulheres em 65% dos países.

De acordo com os pesquisadores, esses dados podem revelar onde as jornadas de saúde de homens e mulheres divergem, seja em relação aos fatores de risco aos quais estão expostos, seus comportamentos de busca por assistência médica ou suas experiências em sistemas de assistência médica.

Fonte: PLOS Medicine. DOI: 10.1371/journal.pmed.1004592.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários