Notícias de saúde

Congresso internacional no Rio de Janeiro debate as cirurgias bariátricas

28 de setembro de 2016 (Bibliomed). A Organização Mundial de Saúde projeta que em 2025 serão cerca de 2,3 bilhões de adultos com sobrepeso e mais de 700 milhões de obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo pode chegar a 75 milhões caso medidas efetivas não sejam adotadas. No Brasil, o IBGE mostra que em 2015 aproximadamente 82 milhões de brasileiros apresentaram sobrepeso ou obesidade. Com o problema do peso em excesso prevalecendo mais nas mulheres (58,2%) que nos homens (55,6%). As estatísticas agravantes no país traduzem a urgência de se pensar em políticas públicas adequadas para a prevenção e o tratamento do sobrepeso e da obesidade.

Em relação às cirurgias bariátricas e metabólicas, o Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos, que realizam quase 180 mil procedimentos por ano (dados de 2013). Neste país, onde um em cada três indivíduos é obeso, o Center for Disease Control and Prevention registra um gasto médico com a obesidade na faixa dos US$ 147 bilhões por ano.

Um amplo conjunto de estudos científicos atesta que a cirurgia bariátrica e metabólica reduz as comorbidades em níveis significativos: diabetes (70-80%), hipertensão arterial (65%), distúrbios respiratórios (80%), artrose (85%), dislipidemia (70%), incontinência urinária (95%), irregularidade menstrual (99%), disfunção cardíaca, riscos cardiovasculares, cegueira, amputação, diálises e outras doenças crônicas associadas.

O mundo enfrenta uma epidemia crescente e aparentemente incontrolável de obesidade e diabetes, doenças que costumam perigosamente andar juntas, mas que somente sozinhas provocam um grande prejuízo à saúde de milhões de pessoas. O mesmo desafio é encarado pelo Brasil, segundo país em número de cirurgias bariátricas e metabólicas, com mais de 90 mil procedimentos a cada ano. Pela relevância com que seus pesquisadores investigam o tema, o país foi escolhido para sediar o 21º Congresso Mundial da IFSO – International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders, de 28 de setembro a 1º de outubro, no Rio de Janeiro.

Cirurgiões, endocrinologistas, clínicos e profissionais de diversas especialidades debaterão temas como a recém-criada área de atuação em cirurgia bariátrica no Brasil; soluções para a obesidade na adolescência; novas tecnologias empregadas nas terapias endoscópicas; cirurgias no SUS; mecanismos pós-operatórios de saciedade, perda de peso e controle metabólico; cenários da cirurgia bariátrica e metabólica nos cinco continentes; evolução da cirurgia robótica; estudos de cirurgia metabólica em pacientes com sobrepeso e obesidade grau 1; a nova diretriz mundial para o tratamento cirúrgico do diabetes mellitus tipo 2 em pacientes com obesidade leve, entre outros temas atuais.

Fonte: 21º Congresso Mundial da IFSO

 

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários