Notícias de saúde

Cirurgia bariátrica diminui mortalidade em obesos com doença hepática gordurosa não alcoólica

26 de setembro de 2023 (Bibliomed). A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), é conhecida popularmente por “gordura no fígado”. Isso é, não há causas secundárias para o acúmulo de gordura no tecido hepático, como no caso do alcoolismo, por exemplo. Apesar disso, a DHGNA, se não tratada, pode também evoluir para o quadro de cirrose.

A cirurgia bariátrica (CB) está associada à redução significativa da incidência de doenças cardiovasculares e mortalidade em pacientes com obesidade. No entanto, permanece pouco conhecido se a cirurgia bariátrica poderia diminuir os eventos cardiovasculares adversos maiores em pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA).

Pesquisa investigou a associação da CB com a incidência de eventos cardiovasculares adversos e mortalidade por todas as causas em pacientes com DHGNA e obesidade.

Neste estudo de coorte de 152.394 pacientes com DHGNA e obesidade (incluindo 4.693 pacientes submetidos à cirurgia bariátrica e 147.701 pacientes no grupo de controle não cirúrgico), a cirurgia bariátrica foi significativamente associada a menores riscos de eventos cardiovasculares adversos importantes e mortalidade por todas as causas. Esses resultados foram consistentes em durações de acompanhamento de 1, 3, 5 e 7 anos.

Esses achados sugerem que a cirurgia bariátrica foi associada a um risco substancialmente menor de incidentes de eventos cardiovasculares adversos importantes e mortalidade por todas as causas em pacientes com DHGNA e obesidade.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.7188.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários