Notícias de saúde
21 de janeiro de 2025 (Bibliomed). Um estudo realizado na Dinamarca revelou um aumento no risco de tentativa e morte por suicídio entre cônjuges de pacientes com câncer. A pesquisa analisou dados de mais de 400 mil pessoas que tiveram seus cônjuges diagnosticados com câncer entre 1986 e 2015 e comparou com um grupo de mais de 2 milhões de indivíduos cujos cônjuges não enfrentaram a doença. O estudo mostrou que os cônjuges de pacientes com câncer têm uma chance 28% maior de tentar o suicídio e 47% maior de morrer por suicídio, especialmente durante o primeiro ano após o diagnóstico.
Durante o período de acompanhamento, foram identificados 2.714 casos de tentativa de suicídio e 711 mortes por suicídio entre os cônjuges de pacientes com câncer. Os pesquisadores observaram que o risco é ainda maior quando o câncer é diagnosticado em estágio avançado ou quando o paciente acaba falecendo. No primeiro ano após o diagnóstico, o risco de tentativa de suicídio foi 45% maior e o de morte por suicídio mais que dobrou.
Esses achados apontam para a necessidade de apoio emocional e psicológico aos cônjuges de pessoas diagnosticadas com câncer, especialmente nos primeiros meses após o diagnóstico. O estudo destaca a importância de intervenções clínicas e sociais para ajudar essa população vulnerável a lidar com o impacto emocional e psicológico decorrente da doença do parceiro, buscando prevenir comportamentos suicidas.
Fonte: JAMA Oncology. DOI: 10.1001/jamaoncol.2024.3036.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também