Notícias de saúde
19 de novembro de 2024 (Bibliomed). Um estudo, realizado na University of California in San Diego, nos Estados Unidos, baseado em pesquisas on-line do Google sugere um interesse crescente no país em microdosagens de psicodélicos, como a psilocibina, à medida que as regras sobre o uso de tais drogas começam a relaxar.
Os 'cogumelos mágicos' têm sido usados recreativamente para ficar “chapados”, mas nos últimos anos numerosos estudos sugeriram que o ingrediente ativo do fungo, o alucinógeno psilocibina, pode ter alguns efeitos terapêuticos se usado em doses menores ("microdosagem") sob condições controladas.
Nos EUA, oito cidades ou condados descriminalizando esse tipo de uso de psicodélicos, e dois estados, Colorado e Oregon, legalizaram a terapia assistida por psicodélicos e descriminalizaram os psicodélicos em todo o estado. Essas medidas ocorrem ao mesmo tempo que outra droga recreativa, a cannabis, ganhou aceitação popular e foi legalizada em 24 estados.
Os pesquisadores rastrearam pesquisas no Google realizadas em certos estados nos anos anteriores e posteriores à mudança da lei sobre psicodélicos. Eles também compararam esses dados com pesquisas no Google em estados que não afrouxaram o acesso aos medicamentos. As políticas que reduziram as sanções penais para substâncias psicodélicas e cannabis foram associadas a grandes saltos nestas pesquisas no Google, sugerindo um aumento no interesse na microdosagem.
Quando se trata de palavras de pesquisa usadas, entre 2015 e 2023, os termos de pesquisa mais populares para microdosagem mudaram de “LSD” para “cogumelos”, descobriu a equipe. Outras palavras de pesquisa populares incluem Adderall, cannabis, CBD, DMT, ketamina e MDMA.
Fonte: JAMA Health Forum. DOI: 10.1001/jamahealthforum.2024.1653.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também