Notícias de saúde
01 de dezembro de 2025 (Bibliomed). O uso de aplicativos e programas digitais para ajudar pessoas a parar de fumar está crescendo rapidamente no mundo todo. Segundo um artigo da revista médica The New England Journal of Medicine, o número de usuários desses apps deve aumentar de 5 milhões (em 2022) para 33 milhões até 2026, especialmente em países mais pobres, onde o acesso ao smartphone se expandiu.
Essas ferramentas incluem mensagens automáticas, vídeos educativos e até sistemas com inteligência artificial que oferecem apoio 24 horas por dia. Um dos maiores benefícios é o baixo custo: enquanto um tratamento presencial pode custar cerca de 100 dólares por pessoa, um aplicativo consegue atender milhares de pessoas por apenas centavos.
Apesar do potencial, ainda faltam estudos que confirmem a eficácia dessas ferramentas, principalmente em países com poucos recursos. A Organização Mundial da Saúde recomenda mais pesquisas e incentiva que os governos integrem os aplicativos aos serviços de saúde.
Mesmo que os apps não sejam tão eficazes quanto o atendimento presencial, especialistas apontam que eles podem fazer grande diferença em locais onde há poucos profissionais de saúde — ajudando milhões de pessoas a abandonar o cigarro.
Fonte: The New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMp2500683.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também
todas as notícias