Notícias de saúde

Cogumelos alucinógenos podem ajudar no controle do alcoolismo

19 de outubro de 2022 (Bibliomed). A adição de psicodélicos à psicoterapia ajudou a tratar o problema de alcoolismo dos adultos mais do que a psicoterapia sozinha, diz um estudo realizado na New York University, nos Estados Unidos.

Doses altas de psilocibina – o composto psicodélico que altera a mente encontrado em cogumelos mágicos – duas vezes a pacientes com transtorno por uso de álcool, combinado com psicoterapia, ajudou a reduzir o número de dias de consumo excessivo de álcool mais do que uma medicação e terapia placebo. E oito meses após a primeira dose, 48% dos participantes do estudo que receberam psilocibina pararam de beber completamente.

O estudo foi um ensaio clínico randomizado duplo-cego que ofereceu aos participantes 12 semanas de psicoterapia e os designou aleatoriamente para receber psilocibina ou difenidramina, um medicamento anti-histamínico, durante duas sessões de medicação de um dia nas semanas quatro e oito.

Na primeira sessão, as pessoas receberam 25 miligramas por 70 kg de psilocibina ou 50 mg. de difenidramina. Na segunda sessão, receberam de 25 a 40 mg. por 70kg. de psilocibina, ou 50 a 100 mg. de difenidramina. Além disso, eles receberam terapia de aprimoramento motivacional e terapia cognitivo-comportamental.

Os pesquisadores acompanharam os participantes para avaliar seus resultados durante um período duplo-cego de 32 semanas após a primeira dose da medicação. Eles descobriram que a porcentagem de dias de consumo excessivo de álcool nas 32 semanas foi de 9,7% para o grupo de psilocibina e 23,6% para o grupo de difenidramina. Além disso, o consumo diário de álcool - o número de bebidas padrão por dia - também foi menor no grupo de psilocibina.

Não foram encontrados efeitos colaterais graves entre as pessoas que receberam psilocibina. O estudo incluiu 93 adultos de 25 a 65 anos que foram diagnosticados com dependência de álcool e tiveram pelo menos quatro dias de consumo excessivo de álcool durante os 30 dias anteriores à triagem. Foram excluídas pessoas que apresentavam transtornos psiquiátricos graves e uso de drogas, uso de alucinógenos, condições médicas que não permitiriam o uso dos medicamentos do estudo e aqueles em tratamento para transtorno por uso de álcool.

Fonte: JAMA Psychiatry. DOI: 10.1001/jamapsychiatry.2022.2029.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários