Notícias de saúde
10 de julho de 2025 (Bibliomed). As mulheres têm maior probabilidade de se submeter a exames regulares de câncer se tiverem uma rede mais estreita de conexões sociais e emocionais, indica estudo realizado pela American Cancer Society, nos Estados Unidos.
Os pesquisadores descobriram que mulheres que nunca ou raramente recebem apoio social e emocional têm 39% menos probabilidade de estarem em dia com a mamografia. Os resultados mostram que elas também tinham 24% menos probabilidade de fazer exames regulares de câncer cervical, em comparação com mulheres que sempre tiveram apoio social e emocional. Morar com um cônjuge ou parceiro também aumentou a probabilidade de exames regulares de câncer.
Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados da edição de 2021 de uma pesquisa anual dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, a Pesquisa Nacional de Entrevistas de Saúde. Como parte da pesquisa, os participantes foram questionados sobre suas condições de vida e apoio social percebido.
Os resultados mostram que morar com um cônjuge ou parceiro aumenta a probabilidade de exames regulares para câncer de mama e cólon. Também descobriram que mulheres tinham 44% mais probabilidade de participar de exames regulares de câncer de mama e 42% mais probabilidade de serem examinadas para câncer de cólon se morassem com um companheiro.
Fonte: Cancer Causes & Control. DOI: 10.1007/s10552-024-01913-0.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também