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Cursos online podem aumentar ansiedade e depressão em alunos

14 de abril de 2023 (Bibliomed). Com a pandemia de Covid-19, muitas universidades tiverem que se adaptar e adotaram aulas online. Mesmo antes, os cursos de graduação online já estavam em franco crescimento, seja pela comodidade de não precisar sair de casa.

No entanto, um novo estudo mostrou que os universitários que estudavam à distância apresentaram mais problemas de saúde mental.

Um grupo de 59.250 estudantes de graduação em período integral que estavam participando de aulas totalmente on-line apresentou níveis mais altos de sofrimento psicológico, como ansiedade e depressão. Os alunos faziam parte de programas de ensino superior de quatro anos e tinham em média 21 anos de idade.

Mais de 68% dos alunos do estudo eram mulheres, 51% brancos e 61% fazendo cursos totalmente online. A associação entre aulas totalmente online e níveis mais altos de sofrimento psicológico permaneceu consistente, independentemente da localização dos alunos. A angústia psicológica foi medida com a Escala de Rastreio Kessler para Angústia Psicológica.

Quase 10% dos alunos em cursos totalmente online disseram que não socializam com os amigos durante a semana. Os alunos apenas online tiveram os níveis de socialização mais baixos em comparação com os alunos que usam outros métodos de entrega. Alunos de cursos online também experimentam mais angústia com os desafios acadêmicos.

A prevalência de problemas de saúde mental em estudantes universitários é muito maior do que antes da pandemia. A American Psychological Association relata que mais de 60% dos estudantes universitários atenderam aos critérios para pelo menos um distúrbio de saúde mental no ano acadêmico de 2020-2021. Os sintomas depressivos quadruplicaram em adultos de 18 a 39 anos.

Segundo os pesquisadores, embora as aulas online possam ser mais simples logisticamente e possam minimizar o risco de transmissão do Covid-19, elas também podem aumentar o risco de sequelas negativas de saúde mental que não devem ser ignoradas.

Fonte: JAMA Network. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.44270.

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