Notícias de saúde
09 de maio de 2025 (Bibliomed). A dieta MIND (Mediterranean-DASH Intervention for Neurodegenerative Delay) tem como objetico ajduar a proteger contra declínios de pensamento e memória à medida que a pessoa envelhece, e de acordo com os resultados de uma pesquisa realizada na Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, ela parece uma boa opção.
A dieta MIND une elementos da dieta mediterrânea e da dieta DASH, que se concentra na redução da pressão arterial. Ela inclui 10 grupos de alimentos saudáveis para o cérebro: vegetais de folhas verdes, outros vegetais, nozes, frutas vermelhas, feijões, grãos integrais, frutos do mar, aves, azeite de oliva e vinho. Enquanto isso, cinco grupos de alimentos não saudáveis - carnes vermelhas, manteiga e margarina em barra, queijo, frituras e fast foods, além de doces e tortas - são limitados.
O estudo envolveu mais de 14.000 pessoas que estão sendo acompanhadas desde 2003. No início do estudo, e novamente uma década depois, os participantes foram questionados sobre sua ingestão alimentar e passaram por eletrocardiogramas, medições de pressão arterial e exames de sangue.
Os pesquisadores então pontuaram as dietas em maior adesão aos parâmetros da dieta MIND. Os resultados mostraram que as pessoas que seguiram a dieta mais próxima à MIND tiveram 4% menos probabilidade de desenvolver problemas de memória e pensamento do que aquelas que não aderiram a ela. Os resultados se mantiveram mesmo após levar em consideração exercícios, educação, tabagismo, índice de massa corporal, condições médicas, idade e ansiedade ou depressão.
As mulheres parecerem se beneficiar ainda mais da dieta MIND: aquelas que seguiram uma alimentação dentro dos preceitos da dieta tiveram 6% menos probabilidade de desenvolver comprometimento cognitivo.
Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000209817.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também