Notícias de saúde

Dieta rica em folhas verdes reduz sinais de Alzheimer

31 de agosto de 2023 (Bibliomed). Pessoas que comem uma dieta rica em folhas verdes junto com outras frutas e vegetais podem desenvolver menos sinais de placas amilóides associadas ao Alzheimer e emaranhados de tau em seus cérebros, de acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores da Rush University, nos Estados Unidos.

O estudo acompanhou 581 pessoas com idade média de 84 anos. Descobriu-se que aqueles que comeram a dieta de folhas verdes, junto com vegetais, frutas, grãos integrais, azeite, feijão, nozes e peixe podem ter menos placas amiloides e emaranhados de tau em seu cérebro do que pessoas que não consomem tais dietas.

O estudo sondou os participantes que seguiram as dietas MIND e mediterrânea. Embora alguns elementos das duas dietas sejam semelhantes, a dieta mediterrânea recomenda vegetais, frutas e três ou mais porções de peixe por semana. A dieta MIND prioriza vegetais de folhas verdes como espinafre, couve e couve, juntamente com outros vegetais, priorizando bagas em detrimento de outras frutas e recomenda uma ou mais porções de peixe por semana. Ambas as dietas recomendam pequenas quantidades de vinho.

As placas amiloides resultam do acúmulo gradual de fragmentos de proteínas entre os neurônios, que se formam quando o Alzheimer interrompe o processo normal de eliminação das proteínas pelo cérebro, o que acaba afetando a função cognitiva. Comer mais de seis porções de vegetais de folhas verdes por semana ou não comer frituras foi associado a menos placas amiloides no cérebro, semelhante a ser cerca de quatro anos mais jovem.

Os participantes concordaram em doar seus cérebros na morte para avançar na pesquisa sobre demência. Eles foram convidados a preencher questionários anuais perguntando quanto comiam de alimentos em várias categorias. Os voluntários morreram em média sete anos após o início do estudo. Pouco antes da morte, 39% deles haviam sido diagnosticados com demência. Quando examinados após a morte, 66% preencheram os critérios para a doença de Alzheimer.

Com a ajuda de autópsias após a morte e ajustando para idade na morte, sexo, educação, ingestão total de calorias - e se as pessoas tinham um gene ligado a um maior risco de doença de Alzheimer - os pesquisadores encontraram pessoas que pontuaram mais por aderir ao Mediterrâneo dieta tinha quantidades médias de placas e emaranhados em seus cérebros semelhantes a ser 18 anos mais jovem do que as pessoas com pontuação mais baixa.

Os pesquisadores também descobriram que as pessoas com pontuação mais alta por aderir à dieta MIND tinham quantidades médias de placas e emaranhados semelhantes a 12 anos mais jovens do que aquelas com pontuação mais baixa. Uma pontuação da dieta MIND um ponto a mais correspondeu a quantidades típicas de placas de participantes que eram 4,25 anos mais jovens.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000207176.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários