Notícias de saúde
06 de maio de 2025 (Bibliomed). Mulheres negras têm maior risco de morrer de qualquer tipo de câncer de mama do que mulheres brancas, sugere uma nova revisão realizada no Brigham and Women's Hospital's Division of Preventive Medicine, nos Estados Unidos. No geral, o aumento do risco de sobrevivência para mulheres negras varia de 17% a 50%, dependendo do tipo de câncer de mama.
Os resultados mostram que cânceres de mama alimentados por hormônios como o estrogênio têm de 34% a 50% mais probabilidade de matar mulheres negras do que mulheres brancas. Enquanto isso, os pesquisadores descobriram que os cânceres de mama com hormônio negativo têm de 17% a 20% mais probabilidade de matar mulheres negras.
Para o novo estudo, os pesquisadores reuniram dados de 18 estudos publicados entre 2009 e 2022, analisando quase 229.000 casos de câncer de mama, incluindo mais de 34.000 envolvendo mulheres negras. Estudos anteriores descobriram que mulheres negras tinham 40% mais probabilidade de morrer de câncer de mama do que mulheres brancas, mas até agora não se sabia se essa disparidade existia em todos os tipos de câncer.
Os pesquisadores analisaram o risco de morte com base em todos os subtipos de câncer de mama, incluindo se os cânceres são alimentados por hormônios, podem receber tratamentos direcionados contra o câncer ou carregam HER2, uma proteína associada à agressividade do câncer. A sobrevivência foi pior para mulheres negras em todos os subtipos de câncer de mama. Essa disparidade é pelo menos parcialmente atribuível a fatores resultantes do racismo sistêmico, como desigualdade social e econômica, atrasos no diagnóstico e acesso inadequado ao tratamento oportuno do câncer, disseram os pesquisadores.
Fonte: Journal of Clinical Oncology. DOI: 10.1200/JCO.23.02311.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também