Notícias de saúde

Baixa vitamina D pode aumentar o risco de câncer de mama

16 de maio de 2022 (Bibliomed). A deficiência de vitamina D pode desempenhar um papel no câncer de mama, especialmente entre as mulheres negras e hispano-americanas, mostrou um estudo realizado por pesquisadores do U.S. National Institute of Environmental Health Sciences, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores analisaram amostras de sangue de 290 mulheres negras e 125 hispânicas que mais tarde desenvolveram câncer de mama. O também coletou amostras de 1.010 mulheres negras e 437 hispânicas que não desenvolveram câncer de mama. Ao longo de um acompanhamento médio de nove anos, as mulheres com níveis suficientes de vitamina D tiveram uma taxa de câncer de mama 21% menor do que as mulheres com deficiência de vitamina D.

A ligação entre a vitamina D e o risco de câncer de mama foi mais forte entre as mulheres hispânicas, que tiveram uma taxa 48% menor de câncer de mama se tivessem níveis suficientes de vitamina D. As mulheres negras tiveram uma taxa 11% menor de câncer de mama se tivessem níveis suficientes de vitamina D, de acordo com o estudo.

A pesquisa encontrou apenas uma associação em vez de uma ligação de causa e efeito entre a vitamina D e o câncer de mama, mas, segundo os autores, esses dados sugerem que a vitamina D pode ajudar a proteger esses grupos de mulheres contra o câncer de mama.

Fonte: Cancer. DOI: 10.1002/cncr.34198.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários