Notícias de saúde

Mulheres negras começam tratamento de câncer de mama mais tarde que as brancas

14 de outubro de 2020 (Bibliomed). Entre as pacientes com câncer de mama nos Estados Unidos, as mulheres negras são mais propensas a iniciar o tratamento mais tarde e ter um período de tratamento mais longo do que as mulheres brancas, mostra uma nova pesquisa da Universidade da Carolina do Norte.

Para o estudo, pesquisadores analisaram dados de mais de 2.800 pacientes (quase o mesmo número de mulheres negras e brancas) com câncer de mama em estágio 1 a 3 no Carolina Breast Cancer Study.

O tempo médio geral para o início do tratamento foi de 34 dias, mas as mulheres negras eram mais propensas do que as mulheres brancas a ter um início tardio do tratamento (13% versus 8%, respectivamente) e uma longa duração do tratamento (30% versus 21%, respectivamente).

Quase um terço (32%) das mulheres negras mais jovens estavam no quartil mais alto da duração do tratamento, em comparação com pouco mais de 22% das mulheres brancas mais jovens. Enquanto isso, 28% das mulheres negras mais velhas tiveram tratamento prolongado em comparação com 20% das mulheres brancas mais velhas. Entre as mulheres ricas, quase 12% das pacientes negras tiveram atrasos no início do tratamento, em comparação com cerca de 7% das pacientes brancas.

Pesquisas anteriores mostraram que mulheres negras nos Estados Unidos têm maior risco de morrer de câncer de mama do que mulheres brancas, embora as taxas da doença sejam semelhantes. A disparidade é especialmente alta entre as mulheres mais jovens, e problemas financeiros e de transporte estavam entre as principais barreiras identificadas pelos pesquisadores para atrasar o início do tratamento.

Fonte: American Cancer Society. ACS Journal. DOI: 10.1002/cncr.33121.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários