Notícias de saúde
29 de abril de 2025 (Bibliomed). Muitos pais se preocupam que seus filhos não sejam populares o suficiente ou que não estejam fazendo as amizades certas, segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Cerca de 1 em cada 5 pais afirma que seus filhos de 6 a 12 anos não têm amigos ou não têm amigos suficientes. No entanto, dois em cada três pais disseram que também é importante que os amigos dos filhos venham de famílias como a deles, algo que pode atrapalhar a criança a fazer novas amizades.
Manter amizades exclusivas a certos círculos pode impedir que uma criança desenvolva perspectivas mais amplas, mente aberta e melhores habilidades sociais. Segundo os pesquisadores, a escola é frequentemente vista como um lugar onde as crianças encontrarão e formarão conexões com colegas com diferentes origens, ideias, costumes e maneiras de pensar, e limitar os amigos de uma criança somente àqueles de origens semelhantes pode dificultar sua capacidade e conforto em navegar em redes diversas no futuro.
Mais comumente, os pais querem que seus filhos encontrem amigos de famílias com estilos parentais semelhantes. Mas mais de um terço dos pais preferem que os amigos venham de famílias com uma certa afiliação política ou religiosa, descobriu a pesquisa. Cerca de nove em cada dez pais acreditam que seus filhos gostariam de fazer novos amigos.
Mais da metade dos pais relataram pelo menos um fator que dificulta o desenvolvimento de novas amizades pelos filhos: cerca de 1 em cada 5 afirma que a timidez ou a falta de jeito social prejudicam a capacidade do filho de fazer novos amigos; outros 15% dizem que as outras crianças são más com seus filhos, o que torna difícil encontrar amizades; pouco menos de 10% disseram que a deficiência ou condição médica do filho torna as amizades mais desafiadoras. Cerca de 3 em cada 4 pais disseram que tomaram medidas para ajudar seus filhos a fazer novos amigos, mais comumente, eles dizem que organizam encontros para brincar ou passeios, matriculam seus filhos em atividades ou dão conselhos sobre como fazer amigos.
Cerca de um quarto dos pais tenta ajudar fazendo amizade com outros pais com filhos da mesma idade. No entanto, os pesquisadores alertam que pais autoritários podem piorar a situação para crianças tímidas, socialmente desajeitadas ou que sofrem de ansiedade social. O conselho dos especialistas é que os pais devem esperar e permitir que as crianças cometam erros, intervindo apenas em questões de segurança, além de se mostrarem abertos a ouvir e oferecer conselhos.
Fonte: National Poll on Children's Health 2024.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também