Notícias de saúde

Meninas Têm Preocupações Adolescentes Mais Cedo

Por Amy Norton

NOVA YORK (Reuters Health) - Meninas de 8 anos já estão preocupadas com seus corpos, roupas, meninos e todas as coisas que os pais gostariam que não estivessem em sua cabeça até a adolescência. Conforme um novo levantamento feito pela Girl Scouts of America (Meninas Escoteiras da América), a adolescência das meninas parece estar começando mais cedo.

No levantamento e nas discussões com cerca de 1.300 meninas entre 8 e 12 anos de idade, os pesquisadores verificaram que os corpos e os pensamentos das garotas estão amadurecendo mais rápido que suas emoções. Por exemplo, dizem os especialistas, meninas pequenas estão informadas sobre sexo e, geralmente, estão amadurecendo fisicamente, mas não estão preparadas para o lado emocional de uma relação íntima.

O levantamento também mostrou que bem cedo as meninas já se preocupam com peso, quantidade de calorias ou querem ser como a cantora Britney Spears e vestir um biquíni "sem aquela barriga gorda se espalhando por toda parte". Além disso, muitas já alcançaram a puberdade e se mostraram preocupadas com questões sexuais.

A coordenadora do estudo, Whitney Roban, disse à Reuters Health que as meninas também disseram precisar de um "ambiente aberto e sem julgamentos de valor" em casa para poder falar sobre suas preocupações.

"Nessa idade, as meninas ainda estão muito próximas dos pais. Elas não querem procurar amigos ou a mídia", disse a pesquisadora.

Os pais deveriam conversar com as filhas sobre assuntos tradicionais da adolescência precocemente, segundo Roban. Se as meninas sentem que podem conversar com os pais quando são jovens, vão se manter em contato quando ficarem mais velhas, disse a pesquisadora.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários