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04 de fevereiro de 2025 (Bibliomed). Uma pesquisa da Kids Mental Health Foundation mostrou que os pais estão preocupados que as mídias sociais e a tecnologia atrapalhem as crianças na construção de conexões significativas com colegas e professores durante o ano letivo.
Metade dos pais (50%) diz que passar muito tempo com a tecnologia será o maior desafio dos filhos na formação de conexões positivas com as pessoas ao redor. Em comparação, 30% consideram o bullying o maior desafio para a construção de conexões, e 22% estão preocupados com o impacto social persistente da pandemia. Outros 19% disseram que seus filhos têm dificuldade para fazer conexões porque não sentem que se encaixam devido à sua raça, etnia, cultura, nível de renda ou identidade de gênero.
Entre as crianças, as maiores preocupações baseadas em conexão envolvem se encaixar (14%), fazer novos amigos na classe (17%), ser intimidado ou excluído (13%) ou fazer novos amigos em esportes ou atividades extracurriculares (5%).
Os pesquisadores dizem que os pais podem ajudar as crianças a se adaptarem, encontrando mentores para modelar comportamento positivo, especialmente amigos ou familiares que enfrentaram dificuldades semelhantes na escola; buscando ambientes onde uma criança se encaixaria melhor, como clubes ou organizações culturais; conversando regularmente com as crianças para descobrir como estão se sentindo na escola e em outros locais sociais.
Os pais também devem ficar atentos aos sinais de alerta de que a criança está passando muito tempo em mídias sociais, videogames ou outras tecnologias, o que inclui: perder a noção de tempo; agir de forma preocupada ou distraída; isolar-se; ficar mais irritado com frequência; mudar os padrões alimentares, de sono ou atividade física; ter mais foco na aparência; e reduzir o desempenho escolar.
Fonte: Kids Mental Health Foundation.
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