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Pais consideram mídia social e tecnologia os principais desafios para crianças em idade escolar

04 de fevereiro de 2025 (Bibliomed). Uma pesquisa da Kids Mental Health Foundation mostrou que os pais estão preocupados que as mídias sociais e a tecnologia atrapalhem as crianças na construção de conexões significativas com colegas e professores durante o ano letivo.

Metade dos pais (50%) diz que passar muito tempo com a tecnologia será o maior desafio dos filhos na formação de conexões positivas com as pessoas ao redor. Em comparação, 30% consideram o bullying o maior desafio para a construção de conexões, e 22% estão preocupados com o impacto social persistente da pandemia. Outros 19% disseram que seus filhos têm dificuldade para fazer conexões porque não sentem que se encaixam devido à sua raça, etnia, cultura, nível de renda ou identidade de gênero.

Entre as crianças, as maiores preocupações baseadas em conexão envolvem se encaixar (14%), fazer novos amigos na classe (17%), ser intimidado ou excluído (13%) ou fazer novos amigos em esportes ou atividades extracurriculares (5%).

Os pesquisadores dizem que os pais podem ajudar as crianças a se adaptarem, encontrando mentores para modelar comportamento positivo, especialmente amigos ou familiares que enfrentaram dificuldades semelhantes na escola; buscando ambientes onde uma criança se encaixaria melhor, como clubes ou organizações culturais; conversando regularmente com as crianças para descobrir como estão se sentindo na escola e em outros locais sociais.

Os pais também devem ficar atentos aos sinais de alerta de que a criança está passando muito tempo em mídias sociais, videogames ou outras tecnologias, o que inclui: perder a noção de tempo; agir de forma preocupada ou distraída; isolar-se; ficar mais irritado com frequência; mudar os padrões alimentares, de sono ou atividade física; ter mais foco na aparência; e reduzir o desempenho escolar.

Fonte: Kids Mental Health Foundation.

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