Notícias de saúde
28 de abril de 2025 (Bibliomed). Inicialmente aprovados para tratar diabetes tipo 2, medicamentos à base de semaglutida e tirzepatida também podem ajudar pessoas com diabetes tipo 1 a perder peso e controlar seus níveis de açúcar no sangue, sugere estudo realizado na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.
Ambas as substâncias ajudam o corpo a produzir mais insulina quando necessário, o que não tem benefícios para diabéticos tipo 1, cujo corpo perdeu a capacidade de produzir insulina. No entanto, os medicamentos também retardam a digestão dos alimentos e reduzem a quantidade de glicose produzida pelo fígado, o que deve ajudar alguns diabéticos tipo 1 a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Para este estudo, os pesquisadores analisaram dados médicos de 100 adultos com diabetes tipo 1, metade dos quais recebeu prescrição de semaglutida e a outra metade a prescrição de tirzepatida. Ambos os medicamentos levaram à perda de peso. Diabéticos tipo 1 perderam uma média de 9% do peso corporal com semaglutida, e mais de 21%, em média, com tirzepatida.
No geral, 77% dos usuários de semaglutida e 93% dos usuários de tirzepatida perderam pelo menos 5% do peso corporal, em comparação com 14% de um grupo de controle correspondente que não tomou os medicamentos. Da mesma forma, 47% dos usuários de semaglutida e 87% dos usuários de tirzepatida perderam pelo menos 10% do peso corporal — algo não alcançado por ninguém no grupo de controle.
Para os usuários de tirzepatida, essa perda de peso se traduziu em uma redução de 18% na quantidade de insulina que tomavam diariamente, redução considerada substancial e um indício de que a resistência à insulina melhorou.
Fonte: European Association for the Study of Diabetes Annual Meeting.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também