Notícias de saúde

Altas doses de medicamentos para TDAH podem desencadear psicose

24 de abril de 2025 (Bibliomed). Infelizmente, altas doses de medicamentos para o tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) podem aumentar o risco de psicose ou mania em mais de cinco vezes, indica estudo realizado no McLean Hospital, nos Estados Unidos. Pacientes tiveram um risco quase 63% maior de psicose ou mania se tomaram qualquer anfetamina prescrita no mês anterior.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de quase 1.400 pacientes internados no Mass General Brigham Hospital entre 2005 e 2019 que estavam passando pelo primeiro episódio de psicose ou mania. Eles compararam esses pacientes com mais de 2.700 pessoas hospitalizadas por outras condições psiquiátricas, como depressão ou ansiedade. Eles descobriram que pessoas que tomavam anfetaminas tinham maior risco de psicose e mania, e que o risco era maior com doses altas.

Os resultados mostram que aqueles que tomavam altas doses de anfetaminas corriam um risco ainda maior de sofrer um episódio psicótico, com um aumento de 81%. O maior risco ocorreu em pacientes que tomaram 30 miligramas ou mais de dextroanfetamina.

Essa ligação pode ser explicada pelo fato de que as anfetaminas estimulam a liberação de dopamina, um hormônio cerebral também implicado na psicose. De acordo com os pesquisadores, pessoas que tomam anfetaminas para TDAH não devem ficar alarmadas, mas podem querer conversar com seu médico sobre a dosagem que lhes foi prescrita.

Também existem medicamentos alternativos para tratar o TDAH que não aumentam o risco para a saúde mental. Por exemplo, este estudo não encontrou risco aumentado de psicose ou mania em prescrições de metilfenidato.

Fonte: American Journal of Psychiatry. DOI: 10.1176/appi.ajp.20230329.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários