Notícias de saúde

Rótulo de TDAH pode aumentar o risco de automutilação em adolescentes

09 de janeiro de 2023 (Bibliomed). Diagnosticar transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) em adolescentes não melhora sua qualidade de vida autorrelatada em comparação com adolescentes com comportamentos semelhantes, mas sem diagnóstico. E pode aumentar significativamente o risco de automutilação.

Um diagnóstico de TDAH geralmente desencadeia intervenções medicamentosas ou não farmacológicas. Assim, pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, levantaram a hipótese de que crianças e adolescentes se beneficiariam mais desse diagnóstico do que jovens com comportamentos e características demográficas semelhantes, mas sem esse diagnóstico.

Os cientistas usaram dados de crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos do Estudo Longitudinal de Crianças Australianas. Cerca de 400 adolescentes com diagnóstico de TDAH, conforme relatado por seus pais, foram pareados por idade, sexo e pontuações de hiperatividade/desatenção com cerca de 400 adolescentes sem diagnóstico de TDAH.

Os pesquisadores usaram correspondência exata de sexo, de modo que os grupos continham números iguais de meninos e meninas. Eles usaram o instrumento de avaliação da Organização Mundial da Saúde composto por seis domínios para medir a qualidade de vida: físico, incluindo níveis de energia e fadiga; psicológico, incluindo imagem corporal; nível de independência, incluindo mobilidade; relações sociais; meio ambiente, incluindo segurança física e proteção; e espiritualidade/religião/crenças pessoais.

Os resultados mostraram que crianças diagnosticadas com TDAH relataram qualidade de vida semelhante ou pior nas idades de 14 a 15 anos em comparação com crianças que cresceram experimentando os mesmos comportamentos sem serem declaradas como tendo TDAH. E os dados indicaram que os adolescentes com idades entre 14 e 15 anos com diagnóstico de TDAH tinham "probabilidades substancialmente mais altas de automutilação" em comparação com aqueles sem esse diagnóstico. Os pesquisadores também descobriram que as associações mais desfavoráveis ??do diagnóstico de TDAH com a qualidade de vida geralmente ocorreram em indivíduos diagnosticados pela primeira vez aos 6 a 7 anos de idade.

Fonte: Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry. DOI: 10.1111/jcpp.13700.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários