Notícias de saúde

Injeções semanais de insulina podem ser tão eficazes para diabetes quanto injeções diárias

22 de abril de 2025 (Bibliomed). Injeções semanais de insulina podem ajudar a controlar o diabetes tipo 1 e tipo 2, assim como injeções diárias, descobriram dois ensaios clínicos. Uma nova classe de insulina chamada efsitora alfa foi projetada para exigir injeções apenas uma vez por semana.

O primeiro ensaio de fase 3 envolveu 928 pessoas com diabetes tipo 2 descobriu que o efsitora semanal controlava os níveis de açúcar no sangue, assim como uma forma de insulina de ação prolongada chamada degludec. Já o segundo ensaio, também de fase 3, descobriu que o efsitora uma vez por semana também teve um desempenho tão bom quanto o degludec diário em 623 pessoas com diabetes tipo 1.

Em ambos os estudos clínicos, que duraram 52 semanas, os pesquisadores designaram aleatoriamente os participantes para tomar insulina efsitora ou degludec. A principal diferença nos resultados entre os dois ensaios envolveu eventos hipoglicêmicos (baixo nível de açúcar no sangue).

O ensaio de diabetes tipo 2 não encontrou nenhuma diferença estatisticamente significativa entre efsitora e degludec quando se tratava de hipoglicemia. Mas a hipoglicemia ocorreu com mais frequência para diabéticos tipo 1 tomando efsitora (10%) em comparação com degludec (3%)

De acordo com os pesquisadores, a insulina semanal tem o potencial de simplificar a administração da dose e diminuir as barreiras para iniciar a terapia com insulina por meio de uma redução na carga de injeção em comparação com uma insulina diária, além de aumentar a adesão ao tratamento.Os resultados do estudo sobre diabetes tipo 2 foram publicados no New England Journal of Medicine, enquanto os resultados do estudo sobre diabetes tipo 1 foram publicados no The Lancet.

Fontes: New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2403953. The Lancet. DOI: 10.1016/S0140-6736(24)01804-X.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários